Revista Musear

This article was written on 01 nov 2012, and is filled under Informativa.

Submeta seu artigo até 31 de janeiro de 2013

A Comissão Editorial da revista eletrônica “Musear”, do Departamento de Museologia da UFOP, tem o prazer de tornar pública a segunda “chamada para artigos”, visando ao segundo número da publicação. O prazo para recebimento de originais fechará em 31 de janeiro de 2013, em função de necessidades editoriais e administrativas. Nossa base é o site de Musear.

A publicação continua aceitando (e precisando) de colaborações dos atores em cena no palco museal e em seus sideshows. O tema do segundo número é “Consumo, coleções, cultura material – desafios para os museus de um futuro imediato”, e constará de um dossiê formado, em princípio, por seis artigos versando sobre a temática. Embora esses textos estejam sendo negociados diretamente com os autores pelo coordenador do dossiê, qualquer pesquisador que tenha interesse em escrever sobre o tema poderá apresentar à Comissão Editorial uma proposta de publicação. A tramitação estabelecida pela revista deverá ser seguida para a entrega e avaliação do original. O mesmo vale para artigos independentes.

Todos os artigos deverão ser originais e serão submetidos a pareceristas, sem cuja aprovação não se dará a publicação. As colunas fixas, “Resenha de livros”, “Resenhas de exposições” (exposições e/ou ações museais, comentadas criticamente pelo propositor do texto) e “Clássicos museais” (resenha de um texto considerado importante para o campo dos museus e da museologia) serão aprovados pela Comissão Editorial. Todos os textos deverão estar de acordo com as “Instruções para autores, que valem para todas as propostas, inclusive as “seções fixas”.

Ficaremos muito felizes em receber artigos, traduções, resenhas de livros, resenhas de exposições, visitas críticas a museus (estamos particularmente ansiosos pelas duas últimas propostas…) e até mesmo propostas de ações que caibam, ainda que não previstas pela Comissão Editorial, numa revista científica.

Avaliação
O balanço do número 1 já foi feito, e concluímos que, apesar dos percalços que vivemos, característicos de toda experiência pioneira, o saldo foi absolutamente positivo. Brevemente, uma avaliação da revista será divulgada, aqui em nosso site.

É muito importante para nós que a revista seja divulgada. Agradeceremos a todos quanto tenham possibilidade de replicar esta mensagem, que o façam. Para nossa satisfação – e problema – a comunidade museal não para de se expandir, e não temos, aqui de Ouro Preto, condições para alcançar todo mundo.

Por ora é isto. Agradecemos pela atenção, e assumimos, desde já, o compromisso de manter informados todos que se interessarem por nosso projeto.