Revista Musear

À Comunidade Museal

Aos membros da Comunidade Museal brasileira.
É, atualmente de conhecimento público que a Universidade Federal de Ouro Preto instituiu, em 2009, um Curso de Museologia. A iniciativa foi resultado de uma série de debates que envolveu autoridades da Universidade, da cidade de Ouro Preto e do atual IBRAM.

O campo museal brasileiro encontra-se em notável expansão há pelo menos duas décadas, e a necessidade de profissionais de formação adequada se tornou patente a partir desse período. Foi esse o pano de fundo contra o qual foi criado o Curso. Atualmente, prestes a ver diplomada a primeira turma, a Comunidade Acadêmica, consciente de que um Departamento Universitário não é apenas um órgão de formação, mas também de produção científica na área específica em que atua.

Foi este o motivo que levou à proposta da criação de “MUSEAR – Revista do Curso de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto”. A publicação eletrônica tem como objetivo primeiro e maior ser um veículo de expressão e debate não apenas para a comunidade que gravita em torno de nossa comunidade acadêmica ouropretana, mas para toda a comunidade museal brasileira. Nós, editores, pretendemos que suas páginas virtuais sejam, antes de mais nada, vetor de idéias plurais sobre Museus, Patrimônio Cultural, Museologia, e todos os problemas e possibilidades que decorrem dessas temáticas.

“MUSEAR – Revista do Curso de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto” terá quatro linhas temáticas gerais: Teoria Museológica; Memória e Patrimônio; Museu, comunicação e informação; Cultura Material. Em princípio, são as quatro grandes linhas que permitem uma ampla abrangência de temas específicos e a formação de um leque de colaboradores de grande alcance.

Convocamos todos os produtores de conhecimento que, direta ou transversalmente, transitem no Campo Museal Brasileiro, a apresentar artigos para consideração de publicação em nossa revista eletrônica. Os interessados deverão consultar as normas de publicação.

O prazo de apresentação de artigos abre-se no dia 18 de maio de 2011, e se fecha em 18 de julho seguinte. O lançamento da publicação está previsto para 30 de outubro de 2011. Os artigos serão publicados mediante parecer especializado que será submetido ao autor, que poderá concordar ou não com as alterações propostas.

“MUSEAR – Revista do Curso de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto” também aceita resenhas de livros e de exposições museais, caso sejam consideradas de interesse da comunidade museal brasileira. Neste caso, o autor deverá propor o título ou a exposição antes de enviar o texto.

Contamos com a participação de todos.

A Comissão Editorial.